O Prémio António Brandão de Vasconcelos foi entregue, no passado dia 23 de novembro, no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache. Este galardão conta com o apoio da NTT Data e do Instituto da Segurança Social, destacando jovens com um percurso de liderança servidora, destacando-se pelo forte compromisso cívico e pelo esforço em construir pontes na sociedade, numa lógica de cuidado consigo próprios, com os outros, com a comunidade e com a Natureza. Além disso, valoriza um percurso académico sólido, aliado à capacidade de traçar um projeto de vida sustentável no ensino superior.
A vencedora desta edição – Maria Anastácia Sankova (ver caixa) – exemplifica “a missão do prémio: apoiar quem, através da educação, procura superar desafios e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária”, destaca a organização.
O prémio, no valor de 5.000 euros, foi criado para apoiar jovens da Academia de Líderes Ubuntu provenientes de contextos multidesafiados, incentivando a sua entrada ou continuidade no ensino superior. Trata-se de uma homenagem ao legado de António Brandão de Vasconcelos, um gestor e empreendedor reconhecido pelo seu compromisso com a responsabilidade social empresarial e que foi um dos impulsionadores da Academia de Líderes Ubuntu.
O percurso de Maria Sankova
Nascida em Portugal a 27 de setembro de 2004, Maria Sankova cresceu em Leiria, onde concluiu o ensino secundário “com um percurso que combina excelência académica, talento artístico e um forte compromisso social”, explica o IPAV.
A sua viagem em prol de causas sociais “reflete o seu espírito altruísta”, tendo colaborado com a Cáritas e o Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria-Fátima, além de ter participado no projeto “Giro o Bairro” da InPulsar, onde trabalhou diretamente com a comunidade cigana de um bairro social. Atualmente, realiza voluntariado no Hospital de Évora, contribuindo para o bem-estar de idosos internados e crianças na pediatria.
Maria participou ainda na Academia de Líderes Ubuntu, uma experiência que, explica o IPAV, “moldou a sua visão de liderança e serviço à comunidade”. Inspirada por este projeto, decidiu seguir uma carreira em Psicologia, área em que é atualmente estudante do 2.º ano na Universidade de Évora.
“Combinando talento, resiliência e um profundo sentido de missão, Maria Anastácia Sankova é um exemplo de como a determinação e o compromisso podem transformar vidas e inspirar mudanças”, conclui a organização.